A Diocese de Limoeiro do Norte (Dioecesis Limoeirensis) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, pertencente à Província Eclesiástica de Fortaleza e ao Conselho Episcopal Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sendo sufragânea da Arquidiocese de Fortaleza. A  episcopal está na Catedral de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na cidade de Limoeiro do Norte, no estado do Ceará.

A Diocese de Limoeiro do Norte foi erigida canonicamente pelo Papa Pio XI, por meio da Constituição Apostólica Fortalexiensis, de 7 de maio de 1938, também denominada bula Ad dominicum Cuiusvis.

A diocese localiza-se no Vale do Jaguaribe, no nordeste do estado do CearáBrasil. Faz limite com o Oceano AtlânticoArquidiocese de FortalezaDiocese de IguatuDiocese de Mossoró e Diocese de Quixadá.

O território da diocese tem uma superfície de 17.802,4 km2, todo incluído na Mesorregião do Jaguaribe. Sua população é de 509.020 habitantes (IBGE 2007), com densidade demográfica de 28,6 hab/km2. Possui 26 paróquias e uma área pastoral.

A diocese abrange as seguintes microrregiões e municípios:

1. Alto Santo

2. Ibicuitinga