Hoje, dia 16 de outubro, pela manhã, teve início, em Fortaleza, o encontro do Conselho Episcopal Regional (CONSER) Nordeste I, que reúne os bispos das dioceses do Ceará para aprofundarem e encaminharem as atividades desta Igreja Particular. No primeiro momento os bispos se encontraram com o governador do Estado, Camilo Santana, no Palácio da Abolição.

A reunião com o governador acontece semestralmente, desde 2015, e esta, que foi realizada em caráter avaliativo, teve como tema chave o semiárido. Os bispos apresentaram ao chefe do poder executivo um relatório com a realidade de cada diocese, avaliando o que está sendo feito ou não pelo governo estadual, nesse aspecto. “É interessante essa parceira nossa com o governo. Estamos sendo a voz do nosso povo, levando o que o povo precisa falar, suas necessidades. Esses encontros têm sido muito proveitosos, principalmente para aqueles que mais sofrem, os pobres, esquecidos e oprimidos”, considerou dom Antônio Roberto Cavuto, bispo de Itapipoca e secretário da CNBB NE 1.

Clamores sobre a segurança hídrica, falta de cisternas, fortalecimento e apoio para projetos de agricultura urbana, implementação do projeto sobre bio água que propõe a reutilização da água das residências, a proibição do uso dos agrotóxicos, ampliação do programa operação pipa nas cidades e comunidades rurais, saneamento básico e questões fundiárias como a regularização das terras, dentre outros, foram apontados como relevantes pelos bispos.

Camilo Santana escutou as partilhas, mostrou os investimentos que foram feitos pelo Estado assegurando soluções para o abastecimento e consumo de água e se propôs a contribuir para o crescimento do Ceará, levando em consideração o que foi apresentado. “Temos o convencimento de que um governo só existe com diálogo, com debate. Isso tem feito com que o Ceará se destaque e mantenha o equilíbrio no nível dos investimentos. Então este é um momento extremamente importante, fundamental para avançarmos em diversas questões. E um dos pontos que vem nos deixando sem o sono é a questão hídrica. Na história do Ceará nenhum período foi como esse. Por isso manifestamos aqui o compromisso do Estado em sempre buscar as melhores soluções para assegurar que não falte água para o povo cearense”, disse o governador.

Além do chefe do executivo e dos bispos da arquidiocese de Fortaleza e das dioceses de Crato, Crateús, Itapipoca, Iguatu, Limoeiro do Norte, Tianguá e Quixadá participaram da reunião gestores estaduais, a secretária executiva da CNBB Regional NE 1, irmã Rosália Alencar Alves, e os assessores da CNBB NE I padre Manfredo Oliveira, padre Gilson Soares, Patrícia Amorim, Vicente Flávio.

Após o encontro com o governador os bispos iniciaram a reunião privativa, que deve acontecer durante os dois primeiros dias (16 e 17) do Conser. Nos dois últimos dias (18 e 19) o evento contará com a participação de Coordenadores, Organismos e Pastorais Sociais do Regional. Este Conser traz como tema “Os desafios do mundo urbano” e é realizado na Casa de Retiro das Irmãs Josefinas.

Autor: Jornalista Patrícia Silva (DRT 3815/CE)

Diocese de Crato

Fotos: Carlos Gibaja e Patrícia Silva