ESPAÇOS DE REFLEXÃO

Principais Dimensões do Advento

December 04, 2017

Dom André Vital

Estamos vivenciando o tempo especial do Advento. O grande convite que a Palavra de Deus nos dirige é vigiar, isto é, estar atentos para não desperdiçarmos este tempo de graça nos ocupando com coisas periféricas e superficiais, que tiram a nossa atenção do o essencial. O cuidado para não cair na lógica mercadológica, que transforma tudo em objeto vendável, inclusive os símbolos que apontam para o Mistério, exige de nós cristãos um itinerário espiritual que oriente este nosso momento de preparação para o Natal do Senhor. Portanto, não podemos esquecer as dimensões fundamentais desse tempo favorável (Cristo, festa da Igreja, o Ano Litúrgico, págs. 186s).

Advento: tempo de preparar o coração.

November 27, 2017

Pe. André

O Tempo do Advento abre o novo Ano Litúrgico e nos prepara para a celebração do Natal do Senhor. Segundo as Normas universais do ano litúrgico e o novo calendário romano geral, “O Tempo do Advento começa com as Primeiras Vésperas do domingo que cai no dia 30 de novembro ou no domingo que lhe fica mais próximo, terminando antes das Primeiras Vésperas do Natal do Senhor” (n. 40).

Ano do Laicato: “Unidos à Videira, sejamos ‘outros Cristos’ no mundo”

November 22, 2017

Pe. Marcos Flávio

Na Solenidade de Cristo Rei deste ano, dia 26 de novembro, a Igreja no Brasil abrirá o Ano Nacional do Laicato, evidenciando o protagonismo dos cristãos leigos na evangelização e santificação do mundo. O tema do Ano do Laicato é: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14).

A Palavra de Deus, segundo o Concílio Vaticano II

November 12, 2017

Dom André Vital

Aos 18 de novembro de 1965, o Concílio Vaticano II nos presenteava um dos mais importantes documentos sobre a Sagrada Escritura, a Constituição Dogmática “Dei Verbum”, inaugurando assim uma nova fase na história da interpretação da Bíblia na Igreja: recapitula os dados da fé católica sobre a inspiração bíblica que, de fato, são os mesmos da Bíblia, porém agora enriquecidos pela reflexão da Sagrada Tradição da Igreja, através do seu ensinamento oficial, isto é, o Magistério da Igreja.

"Saudade, sim; tristeza, não"

November 06, 2017

Dom André Vital

Estamos no mês de novembro, quando fazemos, de modo particular, memória de nossos irmãos falecidos, e como negar o fato de que, mesmo crendo na ressurreição, a tristeza toma o nosso coração diante da morte. Quantas lágrimas ainda teimam em banhar nossos rostos quando recordamos a ausência dos nossos entes queridos falecidos.

A Igreja é a Comunhão dos Santos

October 29, 2017

Os primeiros dias do mês de novembro, quando celebramos a Solenidade de Todos os Santos e o dia dos Fiéis Falecidos, favorecem ao cristão católico a reflexão sobre o mistério que rezamos em um dos artigos da nossa profissão de fé: “Creio na Comunhão dos Santos”. A Igreja, Mãe e Mestra, nos ensina que esta comunhão é uma comunhão nas coisas santas e com os santos e santas, membros do Corpo de Cristo. Portanto, mesmo sendo uma única realidade, devemos considerar que há uma distinção: nossa comunhão com Deus como participação em tudo o que é d’Ele e que nos é oferecido, mas também é comunhão com todos os que pertencem a Ele.

"É Missão de todos nós..."

October 23, 2017

Pe. Júnior Aquino

A Igreja é a comunidade dos seguidores e seguidoras de Jesus Cristo. Sua missão é continuar a missão de Jesus neste mundo. Neste sentido, ela é “por natureza missionária”: nasce da missão de Jesus e nasce para continuar essa missão. A missão não é uma opção nem é tarefa de algumas pessoas, mas é aquilo que caracteriza e faz a Igreja e é tarefa de todos os cristãos.

A Alegria do Evangelho para uma Igreja em saída

October 16, 2017

Pe. Antônio Lopes

O Papa Francisco, na Exortação Apostólica, a Alegria do Evangelho (Evangelii Guadium), com leveza e profundidade, apresenta ao mundo a marca do seu pontificado: “uma ação evangelizadora marcada pela alegria”. Não é uma alegria qualquer, mas a alegria que nasce do encontro pessoal com Jesus Cristo. Ninguém está excluído de experimentar a “doce alegria do amor de Deus”, em contraposição à “ tristeza do individualismo”, ao “ fechamento dos próprios interesses”, à própria morte. Situações que excluem os outros, nos distanciam dos pobres, truncam a experiencia do amor de Deus e nos privam “ do entusiasmo de fazer o bem”.

Aparecida: 300 anos

October 10, 2017

Pe. Antônio Ronaldo

A Igreja do Brasil está em festa. Celebramos o ano Mariano por ocasião dos 300 anos de Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida. A história do aparecimento dessa imagem, em 1777, na pesca do rio Paraíba, é bastante conhecida por todos. Desde então, são muitos os devotos que acorrem à proteção da Mãe de Jesus sob o título de Nossa Senhora Aparecida, com especial afeição e veneração. Duas coisas nos chamam a atenção quando contemplamos a imagem de Nossa Senhora Aparecida: seu tamanho e sua cor. E sobre isso queríamos refletir um pouco.

Com a Palavra na mente e no coração

October 02, 2017

Dom André Vital

Estamos no mês de outubro, mês das missões e também mês mariano. Na base de toda missão da Igreja está o encontro com a Palavra de Deus. Porém, a leitura da Sagrada Escritura exige mais do que a simples capacidade de compreender um texto do ponto de vista literário. Não é suficiente ter um bom conhecimento da língua da portuguesa (no nosso caso) para alcançar o seu nível mais profundo e fundamental: mais do que uma literatura, a Bíblia é Palavra de Deus.