A Igreja do Brasil está em festa. Celebramos o ano Mariano por ocasião dos 300 anos de Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida. A história do aparecimento dessa imagem, em 1777, na pesca do rio Paraíba, é bastante conhecida por todos. Desde então, são muitos os devotos que acorrem à proteção da Mãe de Jesus sob o título de Nossa Senhora Aparecida, com especial afeição e veneração. Duas coisas nos chamam a atenção quando contemplamos a imagem de Nossa Senhora Aparecida: seu tamanho e sua cor. E sobre isso queríamos refletir um pouco.

Quanto ao primeiro elemento, o tamanho, parece-nos significativo falar de uma imagem pequena e o quanto isso deve representar para cada um de nós. Maria mesma no seu hino Magnificat diz que o Senhor “olhou para a pequenez de sua serva” (Lc 1,48). Maria é a serva humilde e pequena para quem o Senhor olhou e escolheu a fim de contribuir no seu plano de salvação. É porque Maria se esvaziou de toda pretensão e orgulho que pode ser cheia da graça de Deus, tal como aparece na saudação do anjo para anunciar sua missão de ser a mãe do Salvador (cf. Lc 1,28). Diante de missão tão importante, Maria não se enche de pretensões, mas, na humildade e pequenez de quem se faz serva (cf. Lc 1,38), vai ao encontro da parenta Isabel, colocando-se a seu serviço (cf. Lc 1,39-45). Esse serviço, Maria o realiza na alegria de quem tem consciência de que tudo o que é, recebeu do Senhor como dom, como graça, algo que não se guarda para si mesmo, mas se destina sempre ao bem do outro. Assim é Maria, a Mãe de Jesus: ela se esvazia de orgulho, de pretensões para ser a humilde servidora. Assim deve ser a Igreja que tem Maria como Mãe e Modelo: ser a servidora da humanidade, sabendo que o dom mais precioso que recebeu (continuar a missão de Jesus) não é para si mesma, mas para que a humanidade sinta cada vez mais o quanto Deus a ama e a quer conduzir pelos caminhos da salvação através de Jesus Cristo.

Outro detalhe que nos chama a atenção na imagem de Nossa Senhora Aparecida é sua cor. Ela tem a cor da nossa gente, ela é como nós. Mais uma vez se expressa a bondade e benevolência de Deus que caminha longe das pretensões humanas de grandiosidade e pompa. Ele escolheu numa região marginalizada, numa aldeia insignificante do ponto de vista político e econômico, uma mulher jovem, humilde, simples e trabalhadora para ser a mãe de Jesus, nosso Salvador. É essa mulher simples do povo quem proclama, profeticamente, que Deus “demonstrou a força do seu braço, dispersou os orgulhosos, derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou” (Lc 1,51-52). Vivemos num mundo desigual, mundo de injustiça e miséria. Esse não é o plano de Deus para nós. Deus quer o mundo da justiça, mundo do amor e da fraternidade, como sinal do seu reino definitivo. A Igreja que encontra em Maria sua Mãe e Modelo deve fazer o caminho das escolhas de Deus e se aproximar cada vez mais dos pequenos e humildes, dos caídos à beira do caminho, dando-lhes consolo e esperança, cuidando de suas feridas e ajudando-os a se levantar. Pelo serviço a estes, seremos sinais de transformação e vida que o mundo tanto precisa.

Essas duas características nos mostram que toda devoção a Maria nos leva a realizar, em nossas vidas, a vontade de Deus. Portanto, quem é devoto de Maria, caminha, com ela, nos passos de Jesus. Ela mesma nos diz: “Fazei o que Ele vos disser” (Jo 2,5). Ela é a primeira e mais perfeita discípula de Jesus, disponível para Deus, disposta a servir a todos: vendo seu exemplo e testemunho, possamos também nos esvaziar de toda e qualquer pretensão e orgulho para colocar os dons que o Senhor nos concede a serviço de todos e possamos ser os agentes de luz e transformação que o mundo tanto precisa. Maria, a Mãe Aparecida, nos inspire nessa caminhada!

Pe. Antônio Ronaldo