O Tempo do Advento abre o novo Ano Litúrgico e nos prepara para a celebração do Natal do Senhor. Segundo as Normas universais do ano litúrgico e o novo calendário romano geral, “O Tempo do Advento começa com as Primeiras Vésperas do domingo que cai no dia 30 de novembro ou no domingo que lhe fica mais próximo, terminando antes das Primeiras Vésperas do Natal do Senhor” (n. 40).

Assim sendo, no ano de 2017, o Advento começa nas vésperas do dia três de dezembro e terminará antes da celebração da Véspera de Natal, no dia 24 de dezembro. O Tempo do Advento está inserido no contexto maior do Ciclo do Natal, o qual é caracterizado pela alegria da chegada do Deus-menino, Jesus de Nazaré, o Filho de Deus enviado ao mundo para nos mostrar plenamente o rosto amoroso e misericordioso do nosso Deus.

Antes de celebrarmos o mistério da Encarnação do Filho de Deus, no dia 25 de dezembro, a Igreja nos propõe o Tempo do Advento como oportunidade para nos prepararmos bem para essa grande festa que é o Natal e como convite a estarmos sempre preparados para acolher a Jesus que vem ao nosso encontro.

O tempo do advento tem como tarefa preparar-nos para receber o Senhor que vem e se manifesta a nós. Essa manifestação tem dois aspectos: o primeiro é a sua manifestação em nossa carne, ao nascer (primeira vinda, o nascimento em Belém); o segundo é o da sua manifestação na glória e majestade (segunda vinda, a vinda gloriosa).

O advento celebra esse duplo caráter da vinda de Cristo e, por isso, tem uma dupla estrutura: advento escatológico e advento natalício. O primeiro vai do primeiro domingo do advento até o dia 16 de dezembro; o segundo está compreendido entre os dias 17 e 24 de dezembro, nos quais se celebra a preparação mais imediata para a festa do natal. O advento natalício está relacionado com o evento histórico de sua primeira vinda na carne. O advento escatológico está voltado para a comunidade que espera a segunda vinda do Senhor.

Assim sendo, esse Tempo Litúrgico que estamos vivenciando é marcado essencialmente pelo sentimento de expectativa alegre da vinda do Senhor. É um tempo muito bonito, muito profundo, no qual somos convidados a silenciar o coração para acolher o Filho de Deus. Além disso, somos convidados a estar mais conscientemente preparados para a vinda escatológica de Cristo, refletindo sobre como estamos vivenciando o nosso compromisso com Ele e com o seu Evangelho.

Enfeitamos as nossas casas e nossas ruas com luzes, com símbolos que querem expressar a preparação interior que estamos fazendo. Essa preparação interior é o mais importante. Que triste seria se só preparássemos o exterior e quando o Menino-Deus viesse a nós, encontrasse um coração desarrumado e marcado por sentimentos de egoísmo, fechamento, rancor, raiva etc. Não podemos fazer assim.  Cuidemos de preparar bem o nosso coração para acolher a Jesus, pobre, pequeno, humilde e amoroso. Preparemos as nossas comunidades e as nossas famílias para serem uma grande manjedoura, na qual Jesus vai encontrar acolhida e aconchego. Mais importante do que as luzes e os símbolos externos são os sentimentos e as atitudes de abertura, gratidão, solidariedade, fraternidade e amor. Foi isso que Jesus nos ensinou com a sua vida, com o seu exemplo.

Aproveitemos esse Tempo do Advento para buscar estar mais próximos daquelas pessoas que, como o Menino Jesus, são pobres, simples, não têm onde ficar, são rejeitadas e esquecidas (cf. Lc 2,7).  Fazendo assim, estaremos vivenciando verdadeiramente o que propõe a espiritualidade desse tempo litúrgico: estaremos preparando-nos para acolher a chegada de Jesus, pequeno e frágil, que vem ao nosso encontro nas celebrações natalinas e cotidianamente na pessoa dos nossos irmãos mais sofredores.

Pe. André Luís

Vigário Paroquial da Paróquia Nossa