Convocação para a 52º Assembleia Diocesana

Limoeiro do Norte, 08 de outubro de 2018.

“Reaviar a memória, celebrar a história, renovar a missão”

Revmos. Padres

Caros Religiosos e Religiosas

Estimados Leigos e Leigas

Na esteira de tantos eventos e celebrações que estamos realizando neste ano jubilar da nossa querida Diocese de Limoeiro do Norte, sem dúvida a nossa 52ª. Assembleia Diocesana de Pastoral ganha um destaque todo especial. Portanto, através desta Carta circular, convocamos toda a diocese para a preparação e realização desse momento importante para a nossa Igreja particular, que acontecerá de 23 a 25 de novembro do corrente ano, no Centro de Pastoral da Diocese, em Limoeiro do Norte. O objetivo fundamental dessa nossa assembleia é continuar dando passos no processo iniciado já no ano passado, cuja finalidade é a reestruturação das comissões diocesanas de Pastoral (Pastoral Vocacional, Ação Missionária e Laicato, Formação Bíblico-Catequético-Litúrgica, Pastorais Sociais, Pastoral Familiar, Pastoral da Juventude, Pascom).

Logo após a assembleia de fevereiro deste ano, todos os zonais deram prosseguimento à reflexão do tema nas suas respectivas reuniões, procurando elencar numa ordem de prioridade, segundo as urgências, as várias comissões, a fim de dinamizar a pastoral em nível de zonal e diocesano. Ainda precisamos dar o passo seguinte, isto é, a formação das várias comissões a partir do amadurecimento da natureza, objetivo e competência de cada comissão e dos nomes que foram sugeridos para a sua composição, pelo menos como núcleo de base.

Considerando que esse nosso objetivo não se coloca como algo à parte ou acima da caminhada da Diocese nesses últimos anos, o primeiro momento da nossa assembleia favorecerá uma avaliação do Plano Diocesano de Pastoral (2016-2019), pois é a partir dessa avaliação que poderemos tratar de forma mais concreta a reestruturação das comissões seguindo uma ordem de prioridades. As conclusões e sugestões recolhidas nas respectivas reuniões dos zonais ajudarão nos encaminhamentos que devemos realizar para atingir o objetivo da assembleia.

Diante da realidade alarmante e preocupante da onda de migração que está acontecendo no Brasil, haverá um espaço para tratar o tema e algumas propostas de ação do Regional NE1 nas quais todas as dioceses estão se mobilizando. Além do mais, reservaremos um momento para a elaboração do nosso Calendário Diocesano para o ano de 2019, por isso pedimos que os participantes já se informem previamente de datas que devem ser inseridas no referido calendário.

Por fim, agradecemos o empenho de todas as pessoas que, já nas reuniões dos zonais, colaboraram na elaboração de um material que servirá de base para as discussões e encaminhamentos da nossa próxima assembleia. Conto com a oração de todos em vista do bom andamento dos nossos trabalhos e aguardo-os com alegria, na expectativa de vivenciarmos bem esse momento de fundamental importância para a nossa Igreja particular que celebra os seus 80 anos de existência e de serviço à vida.

Que S. Miguel interceda por nós, e a Virgem Imaculada nos abençoe.

Com estima e gratidão

+ André Vital, scj

Assunto: Plano Diocesano de Pastoral e Comissões Diocesanas de Pastoral

Assessoria: Coordenação de Pastoral

Local: Centro de Pastoral (Limoeiro)

Chegada: 23/11/2018 às 09h00 da manhã (inscrição)

Início: 11h Concelebração Eucarística

Término: 25/11/2018 com o almoço

Seguem alguns lembretes:

• Cheguem pontualmente.

• A taxa por participante será de R$ 150,00.

• Não se esqueçam dos objetos pessoais (sabonete, toalha, lençol...).

• Quem gosta de dormir de rede não se esqueça dela.

• Sábado depois da missa na Catedral: Confraternização. A folha anexa prevê a contribuição de sua paróquia.

• Confirme sua participação o mais breve possível: a ficha de inscrição mande-a preenchida para a Cúria Diocesana.